Curso

Primeiros Socorros no Local de Trabalho

a definir

Enquadramento

De acordo com a Lei nº 102/2009 que estabelece o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, todas as empresas ou estabelecimentos devem ter uma estrutura interna adequada à sua dimensão que assegure as atividades de primeiros socorros em caso de emergência. Os colaboradores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros devem ter formação específica e adequada para reconhecer e atuar perante essas situações.
Este curso pretende essencialmente dotar os participantes de conhecimentos de primeiros socorros e de técnicas simples de socorrismo que possam aplicar perante um cenário de acidente ou doença súbita, com vista à estabilização da vítima daí resultante.
A formação em primeiros socorros, de acordo com orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), deve ser renovada de três em três anos. Os conteúdos e carga horária definidos para este curso têm em consideração as indicações da DGS para a formação de primeiros socorros.

Objetivos Gerais

Dotar os participantes de conhecimentos e competências que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho;
Contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento:
-Noções gerais:
• Primeiros socorros
• Principais aspetos legais relacionados com os primeiros socorros no local de trabalho
• Sistema integrado de emergência médica (SIEM)
• Elos da cadeia de sobrevivência
• Referência aos efeitos do stresse, medo, pânico e/ou outros
-Aspetos específicos da empresa, estabelecimento ou serviço
2. Técnicas e procedimentos de socorro à vítima em situações de emergência:
-Suporte Básico de Vida
-Socorro à vítima – situações específicas de emergência
-Alertas gerais no âmbito da prevenção

Destinatários

Este curso é dirigido aos trabalhadores em geral e prioritariamente aos trabalhadores responsáveis pela aplicação de medidas de primeiros socorros de uma empresa, estabelecimento ou serviço.

Formador

Dinis Cascão
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Pós-Graduado em Urgências/Emergências Médicas. Formador na área dos Cuidados de Saúde e Socorrismo.

Observações

O preço inclui documentação de apoio, coffee breaks e certificado de formação profissional.

INSCRIÇÕES:

Para fazer a sua inscrição clique 

PREÇO

120€

DURAÇÅO

14 h

DATAS DE REALIZAÇÃO

a definir

HORÁRIO

09:00h > 12:30h // 14:00h > 17:30h

LOCAL

Aveiro Business Center