Curso

Armazenamento Seguro de Produtos Químicos

a definir

Enquadramento

Os produtos químicos perigosos deverão ser armazenados em função das suas compatibilidades, isto significa que alguns produtos não poderão ser colocados lado a lado, uma vez que podem desencadear reações perigosas, ou em condições normais, ou mesmo, em condições de emergência: incêndios e derrames. É fundamental que se conheça bem as características de perigo dos produtos que os tornam incompatíveis em termos de armazenamento, para que todos os requisitos de segurança estejam reunidos.

Objetivos Gerais

Identificar as incompatibilidades dos produtos químicos perigosos para adequar o seu armazenamento em conformidade.

Objetivos Específicos

– Identificar as classes de perigo de acordo com o Regulamento CLP e respetivos riscos do seu armazenamento;
– Interpretar os elementos do rótulo obrigatórios (CLP) e etiquetas e marcas do transporte rodoviário de mercadorias perigosas (ADR);
– Aplicar regras de segurança no armazenamento de produtos químicos perigosos tendo em conta as incompatibilidades das diferentes classes.

Conteúdos Programáticos

As classes de perigo dos produtos químicos
Rotulagem de produtos químicos perigosos (pictogramas de perigo, palavras-sinal, advertências de perigo, recomendações de prudência)
Etiquetas e marcas do transporte ADR
Principais riscos no armazenamento de produtos químicos perigosos
Análise de incompatibilidades: fontes de informação
Análise de incompatibilidades: casos de estudo
Regras de segurança a cumprir no armazenamento de produtos químicos perigosos: gerais e específicas para algumas classes de perigo
Avaliação

Destinatários

Quadros técnicos de empresas que fabricam, importam, comercializam, transportam, armazenam ou utilizam substâncias e misturas perigosas. Empresas de consultoria. Técnicos Superiores de SST. Outros profissionais que por inerência das suas funções necessitem de adquirir conhecimentos sobre o armazenamento de produtos químicos perigosos.

Formadora

Carla Silva
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro. Mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Nova de Lisboa. Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e Formadora Certificada pelo IEFP. Atualmente, é Consultora e Formadora nas áreas de Ambiente, HST e Qualidade. Possui 18 anos de experiência profissional no setor industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, soldadura, laticínios e química), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na indústria tem experiência na implementação de Sistemas de Gestão (qualidade e ambiente), Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) – Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental, análise/verificação da conformidade legal, quer de Ambiente, quer de HST e elaboração de rótulos e Fichas de Dados de Segurança. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.

Observações

O preço inclui documentação de apoio, coffee breaks e certificado de formação profissional.

INSCRIÇÕES:

Para fazer a sua inscrição clique 

PREÇO

190€

DURAÇÅO

16 h

DATAS DE REALIZAÇÃO

a definir

HORÁRIO

09:00h > 12:30h // 13:30h > 18:00h

LOCAL

Aveiro Business Center