Curso

Liderança em Segurança no Trabalho

22 de fevereiro 2019

Enquadramento

A liderança é hoje um processo onde evidenciamos capacidade para influenciar, motivar os outros para agir, para se desenvolverem e habilitar para que sejam garantidos resultados que contribuam para o sucesso das suas organizações.
A forma como lideramos as nossas equipas na área da segurança e saúde no trabalho pode determinar até que ponto o nosso local de trabalho é verdadeiramente seguro.
O compromisso com a Segurança em vez de ser uma prioridade é um valor que determina a tomada de decisão em todos os momentos e a todos os níveis e por isso vários níveis de liderança são necessários para o desenvolvimento de uma cultura de segurança.

Objetivos Gerais

Habilitar os participantes no conhecimento de aspetos determinantes para a operacionalização da Liderança em SST.

Objetivos Específicos

Reconhecer o ambiente para a Liderança;
Adotar uma comunicação e um diálogo positivo;
Reconhecer vetores que fomentem a cultura de segurança.

Conteúdos Programáticos

Liderar para salvar vidas
Ambiente para a Liderança
Elementos de uma cultura de segurança
Características da Liderança efetiva em Segurança
O controlo do risco e a Liderança
Atitude comunicacional e diálogos de Segurança
Eu – futuro Líder de Segurança

Destinatários

Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestores de Recursos Humanos e Delegados de Segurança.

Formador

Carlos Dias Ferreira
Mestre em SHT pela IPS-ESCE, Pós-graduado em SHT pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Engenharia Naval, Ramo de Mecânica, pela Escola Naval, Licenciado em Engenharia de Segurança e Técnico Superior de SHT Nível VI. Possui diversos cursos nas áreas de Segurança Contra Incêndios, ATEX, Análise de Risco, Auditorias de Sistemas de Gestão de SST e Ambiental, Emergência Ambiental, Conceção e Gestão de Projetos e Comportamental. Responsável de segurança durante 12 anos a bordo de navios da Marinha de Guerra, tendo depois sido formador e Diretor da Escola de Limitação de Avarias (Marinha Portuguesa). Docente convidado de diversas universidades nas temáticas da Segurança. Vogal Técnico, desde 2011, da CT 183 – Diretiva ATEX e Vogal Técnico, desde 2013, da CT46/SC2 e SC4 – Segurança Contra Incêndios. Consultor especializado em ATEX, Segurança Contra Incêndios, Atividades Perigosas, Avaliação de Riscos, Investigação de Avarias e Acidentes e Manutenção. Autor de diversos artigos técnicos e Coordenador Editorial da Revista Segurança Comportamental.

Observações

O preço inclui documentação de apoio, coffee breaks e certificado de formação profissional.

PREÇO

180€

DURAÇÅO

7 h

DATAS DE REALIZAÇÃO

22 de fevereiro 2019

HORÁRIO

09:00h > 12:30h // 14:00h > 17:30h

LOCAL

Aveiro Business Center