Curso

Ergonomia no Local de Trabalho

a definir 2019

Enquadramento

Qualquer estudo ergonómico centra-se na atividade humana, de modo a analisar as interações que se manifestam entre o Homem e o seu meio envolvente. Em contextos ocupacionais, este tipo de estudos tornam-se essenciais, uma vez que visam a otimização das interações entre o Homem e o posto de trabalho, perspetivando, de uma forma integrada, a promoção da segurança, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, assim como a eficácia do sistema produtivo em que está envolvido.

Objetivos Gerais

Conhecer os objetivos principais da Ergonomia. Identificar e reconhecer a importância da aplicação de princípios ergonómicos na conceção de postos de trabalho. Aplicar dados antropométricos na conceção/correção de postos de trabalho. Caracterizar e avaliar o risco de lesões musculoesqueléticas associado a tarefas manuais.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Ergonomia. Abordagem ergonómica de sistemas de trabalho. Indicadores de potenciais problemas ergonómicos. Checklist de apoio ao EEPT.
Análise ergonómica de um posto de trabalho: utilização do método generalista EWA.
Importância da aplicação de dados antropométricos na conceção/correção de postos de trabalho. Exemplos práticos.
Tarefas de manipulação manual de cargas – fatores de risco de LMERT e métodos de avaliação (a definir dois a três métodos, tais como Equação NIOSH, Guia de Mital, KIM, MAC, entre outros)
Tarefas manuais com movimentos repetitivos – fatores de risco de LMERT e método de avaliação RULA.
Avaliação da formação.

Destinatários

Técnicos de Segurança do Trabalho, Gestores de Recursos Humanos, Engenheiros de Produção e afins, Chefes de linha/Supervisores, Trabalhadores responsáveis por atividades de Segurança do Trabalho de Microempresas, entre outros.

Formadora

Ana Colim
Em 2017, concluiu doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas na Universidade do Minho, desenvolvendo a sua tese na área da Biomecânica Ocupacional. É mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho e Técnica Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, desde 2009. Concluiu licenciatura, em 2004, e mestrado em 2008, em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro. Desde 2009 que colabora como Docente Convidada no Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, lecionando várias unidades curriculares relacionadas com Ergonomia, Segurança e Higiene Ocupacionais. Lecionou as unidades curriculares de Organização e Gestão da Prevenção no Instituto Superior da Maia (em 2016 e 2017) e de Ergonomia no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Universidade do Porto (em 2012 e 2014). Tem colaborado com diversas instituições no âmbito da formação profissional, como por exemplo a Associação Empresarial de Portugal, TecMinho, Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Foi investigadora convidada no projeto “Tarefas de manipulação de cargas: Estudo sobre a aplicação de metodologias quantitativas de análise de risco”, no Laboratório de Ergonomia da Universidade do Minho, financiado pela ACT. É autora de vários artigos em revistas e proceedings de conferências, tanto a nível nacional como internacional, na área da Ergonomia.

Observações

O preço inclui documentação de apoio, coffee breaks e certificado de formação profissional.

PREÇO

200€

DURAÇÅO

14 h

DATAS DE REALIZAÇÃO

a definir 2019

HORÁRIO

10:00h > 13:00h // 14:00h > 18:00h

LOCAL

Aveiro Business Center